Contato: (12) 3105-1122 (12) 3105-8149​​ Atendimento: 08:30 às 11:30/13:00 às 17:30

Potim

O romeiro que sobe até o mirante da torre da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, ou em qualquer outra elevação da cidade, avista, além do histórico e moroso rio Paraíba, a cidade de Potim, que do alto se parece com uma gigantesca asa-delta. O município é habitado por grande número de aparecidenses, que não encontrando meios de assentamento na reduzida área urbana da cidade, onde os terrenos são caros e de rara disponibilidade, voltaram-se para Potim, com amplas áreas destinadas ao povoamento.

Esse pitoresco lugar desenvolveu-se preguiçosamente durante quase dois séculos como uma pacata aldeia de pescadores, em volta da igrejinha do Senhor Bom Jesus. A expansão urbana começou a partir da década de 1960, quando foi construída uma ponte sobre o rio Paraíba.

A travessia do rio, antes feita sobre uma balsa, não atraía gente de fora. Paralelamente, a construção da via Dutra, no início da década de 1950, contribuiu para a expansão urbana de Aparecida e, como é muito comum quando isso ocorre, as famílias de baixa renda tiveram que migrar para a periferia, indo muitas delas povoar o pequenino Potim, que hoje conta com mais de 15 mil habitantes.

Potim é uma cidade que, à primeira vista, desperta a simpatia de qualquer visitante, com suas ruas tortuosas e planas, sua gente simples e hospitaleira. Com características essencialmente rurais, de fácil acesso, com clima agradável, paisagem privilegiada e muita tranqüilidade, Potim tem investido na infraestrutura local, valorizando seu potencial humano e vislumbrando um futuro melhor.